O Agibank manteve o ritmo de crescimento acelerado e, já no 1º semestre de 2023, superou o resultado atingido durante todo o ano de 2022, alcançando um novo recorde de lucratividade. A instituição registrou R$ 146,6 milhões de lucro líquido, o que representa uma evolução de 238,5% em relação ao 1º semestre do ano passado, consolidando um histórico de contínua evolução de resultados nos últimos trimestres.
A carteira de crédito bruta atingiu R$ 12,5 bilhões, um avanço de 48,0% quando comparado a junho de 2022, e de 10,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023. A trajetória de alteração gradual do perfil de crédito se manteve, favorecendo linhas com menores riscos e taxas nominais, como as de crédito consignado e de cartões consignados, que avançaram 41,8% e 156,9%, respectivamente, em relação a junho de 2022. A carteira de cartão benefício consignado já alcançou R$ 487 milhões e demonstra alto potencial de penetração na base de clientes da instituição. De forma agregada, a carteira de crédito consignado registra uma participação de 77% do total do portfólio.
Segundo Thiago Souza Aor, CFO e Diretor de Relações com Investidores, a estratégia do Agibank é pautada em credit builder, ou seja, a oferta de crédito é aprimorada conforme o relacionamento com o cliente é desenvolvido. “No 1º semestre de 2023, a concessão de crédito acumulada atingiu R$ 6,0 bilhões, o que retrata um crescimento de 35,0% em relação ao mesmo período do ano passado e de 6,0% versus o 1º trimestre de 2023”, destaca o executivo.
O crescimento expressivo também foi acompanhado pela redução dos indicadores de inadimplência – o segundo trimestre deste ano fechou com 4,5% da carteira vencida cima de 90 dias (melhora de -40 bps QoQ) – e da expansão do índice de cobertura para 120,9% (+500 bps), preservando a qualidade do portfólio e a solidez no gerenciamento de riscos. “Essa melhora na inadimplência é ainda mais relevante quando comparada com o indicador do mercado de crédito para pessoas físicas, que avançou 20bps no período, conforme dados do Banco Central”, explica o CFO da instituição.
O número de clientes ativos também segue evoluindo de forma consistente ao longo dos trimestres. Em junho de 2023, o Agibank ultrapassou a marca de 2,2 milhões de clientes ativos, com uma média de 5 produtos ativos por cliente correntista. Essa métrica é crescente na medida em que as safras mais antigas amadurecem, com margem para mais de 6 produtos por cliente correntista, contribuindo para o alcance de uma relação de LTV/CAC consolidada de mais de 20 vezes.
Adicionalmente, em linha com a estratégia de estreitar o relacionamento com o seu público, a instituição ampliou em 41,6% a carteira de crédito pessoal para clientes correntistas. “Esse movimento é fundamental para aumentarmos a nossa participação como principal instituição financeira do cliente, porque amplia os pontos de contato e relacionamento, o que nos permite promover as demais verticais de negócio”, ressalta Glauber Correa, CEO do Agibank.
Além disso, a companhia está investindo cada vez mais no uso de inteligência artificial para aumentar a fidelização dos clientes. “Nos últimos meses, a IA nos ajudou a reduzir em 25% a nossa taxa de cancelamentos ao conseguir mapear o comportamento de clientes que estão prestes a sair e personalizar as experiências de atendimento e vendas, correspondendo melhor às necessidades de cada um”, explica Correa.
As Receitas Totais somaram R$ 2.314,8 milhões no 1º semestre de 2023, uma evolução de 45,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente pelo aumento das Receitas de Operações de Crédito (+44,8%) em linha com uma carteira de crédito substancialmente maior no período, e das Receitas de TVM e Derivativos (+75,3%), reflexo da estruturação de hedge accounting, realizada para uma maior eficiência na Gestão de Ativos e Passivos. Já o Índice de Basileia atingiu 14,3% ao final de junho, garantindo uma condição de capital ainda mais sólida.
Para o CEO da instituição, o resultado entregue neste primeiro semestre permite avançar de forma consistente para a segunda metade de 2023. “Vamos manter nosso foco em crescimento com rentabilidade, disciplina de execução e austeridade em custos. Seguiremos firmes na busca por eficiência máxima, aumento da digitalização na originação de crédito, melhora da experiência, da satisfação do cliente e da rentabilização do negócio, ancorado em um portfólio cada vez mais completo e com condições mais competitivas para tornar o dia a dia das pessoas melhor”, destaca o executivo.
Democratizar o acesso dos brasileiros aos serviços financeiros segue sendo o pilar central de atuação do Agibank, gerando inclusão financeira e digital para todos, especialmente para uma grande parte da população que não é acolhida pelo mercado. Tem como mercado endereçável indivíduos com renda mensal de até 4 mil reais, que representam mais de 100 milhões de pessoas no País. Como grande parte desse público ainda precisa de suporte para usufruir das facilidades dos canais digitais e ter um acesso mais ágil e fácil aos serviços financeiros, a instituição conta com uma operação onmichannel, que permite uma experiência digital completa em seus canais e nas quase 900 lojas espalhadas por todo o Brasil.