Agibank
Relações com Investidores

Agibank conquista rating ‘brA’ com atribuição pela S&P Global

O rating representa um upgrade em relação às demais notas de crédito do Banco, que agora conta com o monitoramento das principais agências de ratings

 

São Paulo, 20 de março de 2024 – o Agibank anuncia que a S&P Global, agência especializada em classificação de riscos de crédito, atribuiu pela primeira vez rating à instituição, como ‘brA’ com perspectiva estável.

A S&P Global comenta em seu relatório que a atribuição de rating ‘brA’ reflete a visão de que o banco tem sido bem-sucedido em seu plano de negócios, com crescentes indicadores de market share, além de possuir rentabilidade acima daquela de seus pares dado seu retorno consistente e diferenciado. Como fatores que podem ocasionar uma futura elevação de ratings, avaliarão a capacidade de manter uma rentabilidade acima da média mesmo em períodos de redução das taxas de juros, e aumentar a carteira de forma eficiente, sem comprometer as métricas de capital, a qualidade de seus ativos e a liquidez.

“O Agibank está em uma condição de crescimento sustentável aliada à rentabilidade que é fruto do nosso direcionamento estratégico, baseado na principalidade e no relacionamento exclusivo com o cliente em uma plataforma híbrida, uma gestão de ativos e passivos assertiva para o perfil da nossa carteira de crédito, austeridade e disciplina em custos, além da monetização saudável da nossa base de clientes via crédito, seguros e serviços pensados para esse público” comenta Felipe Gaspar Oliveira, Head de Relações com Investidores e M&A do Agibank.

Esta é a terceira classificação de rating atribuída ao Agibank, sendo a primeira em nível ‘brA’, e consolida o monitoramento de ratings do Agibank com os três players globais atuantes nesse mercado: Moody’s Local, Fitch Ratings e S&P Global. Em 2023, o Banco também recebeu upgrades de ratings com ambas as agências que já realizavam o seu monitoramento.

O Banco está consolidado em um modelo de negócios que une rentabilidade e crescimento sustentável. Com mais de 900 smart hubs distribuídos em todo o Brasil e quase 3 milhões de clientes ativos, o Agibank registrou crescimento de 55% da carteira de crédito em 2023, atingindo ROE de 33,8%, acompanhado de melhora dos níveis de inadimplência – com carteira em atraso acima de 90 dias de 3,9% ao final de dezembro de 2023 – e ainda manteve níveis confortáveis de liquidez e capital, com Índice de Basileia acima de 14,0%.

“Agora passamos a ser monitorados por todas as agências de ratings atuantes, o que fortalece nosso comprometimento com a transparência e melhores práticas de governança corporativa. A consistência na evolução da percepção das agências de rating contribui para seguirmos escalando nosso negócio e essas conquistas nos permitem acessar cada vez mais alternativas para termos condições de produtos e serviços cada vez mais competitivas.”, reforça Glauber Correa, CEO do Agibank.

O relatório completo, conforme publicado pela agência de rating, pode ser acessado aqui.