Agibank
Relações com Investidores

Agibank recebe duplo upgrade de rating pela Moody’s Local, com atribuição ‘brA+’

Inédito upgrade de dois níveis de rating atesta a sustentabilidade do modelo de negócios e a consistência de resultados

 

São Paulo, 15 de abril de 2024 – o Agibank anuncia que a Moody’s Local, agência especializada em classificação de riscos de crédito, realizou upgrade de dois níveis de rating ao Banco, de ‘brA-’ para ‘brA+’, com perspectiva estável.

A Moody’s Local comenta em seu relatório que “as elevações dos ratings do Agibank refletem o fortalecimento da rentabilidade do banco, suportada pela expansão das operações através da utilização de sua rede de pontos de atendimento físico, os smart hubs, maior engajamento com clientes e austeridade nas despesas. Adicionalmente, a reposição de capital através da incorporação dos resultados tem se demonstrado suficiente para suportar o forte crescimento da carteira de crédito, que no comparativo anual encerrou 2023 com expansão de 55%, enquanto o índice de capital nível 1 se manteve em 11,4% no mesmo período.”

“Revisões de ratings com upgrades de múltiplos níveis são ocasiões raras e recebemos essa conquista como mais uma evidência da evolução dos nossos planos em uma perspectiva de longo prazo. O Agibank está em uma condição de crescimento sustentável aliado à rentabilidade, que é fruto do nosso direcionamento estratégico, baseado na principalidade e no relacionamento exclusivo com o cliente em uma plataforma híbrida”, comenta Felipe Gaspar Oliveira, Head de Relações com Investidores, M&A e FP&A do Agibank.

“As sequenciais melhorias de ratings que o Agibank tem recebido no último ano criam um círculo virtuoso que é muito semelhante ao que buscamos no aprofundamento do relacionamento com os nossos clientes. A conquista do rating ‘A+’ contribuirá para seguirmos escalando nosso negócio de forma sustentável, e nos permitirá acessar ainda mais alternativas de funding para termos condições de produtos e serviços cada vez mais competitivas”, reforça Glauber Correa, CEO do Agibank.

O Banco está consolidado em um modelo de negócios que une rentabilidade e crescimento sustentável. Com mais de 900 smart hubs distribuídos em todo o Brasil e quase 3 milhões de clientes ativos, o Agibank registrou crescimento de 55% da carteira de crédito em 2023, atingindo ROE de 33,8%, acompanhado de melhora dos níveis de inadimplência – com carteira em atraso acima de 90 dias de 3,9% ao final de dezembro de 2023 – e ainda manteve níveis confortáveis de liquidez e capital, com Índice de Basileia acima de 14,0%.

O relatório completo, conforme publicado pela agência de rating, pode ser acessado aqui.