Agibank
Relações com Investidores

Agi Divulga os Resultados do 1S22

Lucro líquido do Agi cresce 57% e carteira de crédito aumenta 128% no primeiro semestre de 2022

Receitas totais sobem 87% e clientes ativos têm avanço de 48% na comparação com a primeira metade de 2021

 

Campinas, agosto de 2022 – O Agi registrou um lucro líquido de R$ 43,3 milhões no primeiro semestre de 2022. O resultado representa um avanço de 57,4% na comparação com o mesmo período de 2021 e consolida um cenário de continuidade de lucratividade do primeiro trimestre.

 

“Consistência define o primeiro semestre de 2022, quando nos destacamos em um cenário adverso, colocando em evidência as nossas vantagens competitivas. Viemos de um ano de forte aceleração e, depois de um primeiro trimestre de avanço na lucratividade, fomos capazes de manter um ritmo sustentável de crescimento da carteira de crédito e resultados no segundo trimestre”, diz Glauber Correa, CEO do Agi.

 

Os resultados positivos vieram também da decisão de acelerar a aquisição de clientes e a originação de crédito, que se tornaram visíveis já no curto e médio prazo. “Com uma cultura forte de inovação e centrada no cliente, direcionamos esforços para avançar na construção de um portfólio ainda mais resiliente”, afirma.

 

“Investimos na abertura de quase 200 smart hubs em 2021 para que pudessem ser ainda mais protagonistas no mix de concessão de crédito, além de muita disciplina de execução e austeridade em despesas”, explica Correa. “Todos esses fatores nos dão a condição de vislumbrar a manutenção de resultados positivos e consistentes para o último semestre deste ano”, completa.

 

A carteira de crédito bruta do Agibank alcançou R$ 8,5 bilhões, um avanço de 128,3% quando comparada a junho de 2021. A trajetória de alteração gradual do perfil de crédito se manteve, favorecendo linhas com menores riscos e taxas nominais, como as de crédito consignado e cartão consignado, que avançaram 197,8% e 61,0%, respectivamente. Em conjunto, essas linhas já registram uma participação no portfólio de 76,0% (versus 61,0% do período equivalente do ano passado).

 

Segundo Correa, o crescimento na carteira de crédito foi impulsionado pelo crescimento da carteira de consignado potencializado pela abertura de novas modalidades no produto, bem como a retomada da margem ao patamar de 35%. “Iniciamos também a modalidade de Antecipação do FGTS com foco em outro segmento de clientes: os empregados do setor privado, que somam atualmente 47 milhões de pessoas no Brasil e são futuros beneficiários do INSS, o que nos permite expandir nossa base de clientes com clareza em termos de monetização e oferta de valor”, comenta o CEO do Agi. Esse volume se soma aos 36 milhões de beneficiários do INSS que o Agi já tem acesso por meio do leilão ocorrido em 2019.

 

A carteira de crédito pessoal para clientes correntistas cresceu 55,5% no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que representa 20,3% do total da carteira. “Esse movimento é fundamental para aumentarmos nossa participação como banco principal dos nossos clientes, ampliando os pontos de contato e relacionamento, permitindo alavancar as demais verticais de negócio”, afirma Glauber.

 

O número de clientes ativos cresceu de forma consistente ao longo de 2022. Em junho, o Agi chegou à marca de quase 1,8 milhão de clientes ativos com uma média de 3,5 produtos ativos por cliente. Essa métrica é crescente na medida em que as safras mais antigas amadurecem, alcançando mais de 5,5 produtos por correntista que recebe seu salário ou benefício pelo banco digital.

 

As Receitas Totais do banco digital cresceram 87,1% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 1,587 bilhão na primeira metade de 2022. O avanço se deve principalmente ao aumento das Receitas de Operações de Crédito (+77,4%) em linha com o crescimento da Carteira de Crédito e Receitas de TVM (Títulos e Valores Mobiliários) e Derivativos (+658,2%) substancialmente maiores no período, reflexo da contabilização de operações de hedge realizadas para uma maior eficiência na Gestão de Ativos e Passivos.

 

“O avanço nas Receitas de TVM e Derivativos também é resultado de uma gestão de ALM e Tesouraria que, dentro dos limites estabelecidos por nossa Gestão de Riscos, proporcionaram ganhos reais em relação ao benchmark, além da proteção em relação aos riscos de mercado (hedge)”, comenta Thiago Souza, diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Agi.

 

O Banco Central aprovou um novo método de alocação de capital para riscos operacionais (RWAOpad) a partir de julho de 2022. Como resultado da aprovação, o Índice de Basileia ajustado atingiu 14,7% ao fim de junho de 2022. Essa nova realidade fortalece a sustentabilidade do negócio, maximizando a competitividade e melhorando a capacidade de gerar valor para a companhia e para os clientes.

 

 

 

Sobre o Agi

O Agi é uma plataforma omnichannel completa com mais de 12 diferentes canais de atendimento que funcionam como ecossistema para distribuir produtos e serviços financeiros e não financeiros que resolvem as mais diversas demandas do dia a dia de milhões de brasileiros. A rede de canais inclui mais de 880 smart hubs distribuídos por todo Brasil e um aplicativo, entre outros, com o objetivo de democratizar o acesso a serviços para a população por meio de uma oferta completa e inclusiva de produtos de crédito, investimentos, pagamentos, seguros, marketplace com cashback, além de uma solução banking completa. Com o onboarding mais rápido do Brasil, o Agi entrega simplicidade para o cliente usando o que há de melhor em recursos tecnológicos e inteligência de dados. Isso tudo garante as melhores ofertas para cada perfil de cliente – jovens, maduros e empreendedores.