Agibank
Relações com Investidores

Fitch eleva rating do Agibank para AA-(bra), com perspectiva positiva

São Paulo, 8 de agosto de 2025 – A Fitch Ratings anunciou hoje a elevação do Rating Nacional de Longo Prazo do Agibank de A+(bra) para AA-(bra), com perspectiva positiva. A Perspectiva do Rating Nacional também foi elevada, de estável para positiva. A decisão reflete o fortalecimento do modelo de negócio híbrido e único da instituição, que combina a escalabilidade do digital com a capilaridade e eficiência dos canais físicos. Também pesaram na avaliação a performance financeira sólida, capacidade de diversificação de receitas e o perfil de risco controlado.

Segundo a agência, o upgrade foi motivado, entre outros fatores, pelo aumento consistente da rentabilidade – com ROAE de 45,2% nos últimos 12 meses –, pelo crescimento expressivo da carteira de crédito (R$ 27 bilhões no 1T25, alta de 52,4% YoY), pela manutenção de índices de inadimplência controlados, com 2,9% de carteira vencida acima de 90 dias e índice de cobertura de 225,6% e pelo aumento de seus patamares de índice de capital principal, que se encontram acima de 13%.

A Fitch também destaca como fatores de suporte para o rating o modelo de originação 100% proprietário, baseado na rede de mais de 1.050 Smart Hubs estrategicamente posicionados em todo o Brasil – e o elevado grau de eficiência operacional do banco, com índice de 38,6%, resultado de um modelo asset-light e digitalmente assistido.

“Esse upgrade é um reconhecimento claro da resiliência do nosso modelo de negócios e da consistência com que o Agibank tem gerado resultados mesmo em ciclos econômicos desafiadores. Seguimos focados em manter a expansão de nossos ativos com qualidade, e a diversificação de nossas fontes de funding, com eficiência e um perfil de risco atrativo”, afirma Marcello Dubeux, CFO e diretor de Relações com Investidores do Agibank.

A perspectiva positiva atribuída pela Fitch reflete a avaliação da agência de que o Agibank mantém fundamentos sólidos de rentabilidade, qualidade de ativos, capitalização e diversificação de funding.