São Paulo, 6 de maio de 2025 – O Agibank concluiu sua primeira emissão de Social Financing Loan com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial e maior instituição global de desenvolvimento voltada ao setor privado, no valor de R$ 440,6 milhões. Com prazo de cinco anos, a operação marca um avanço estratégico na diversificação das fontes de funding do banco, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de soluções financeiras sustentáveis e com a ampliação do acesso qualificado ao crédito para segmentos historicamente negligenciados.
Os títulos foram estruturados na categoria de Social Loan após processo rigoroso de due diligence conduzido pela IFC, que avaliou a aderência do Agibank aos mais elevados padrões internacionais de governança, transparência e impacto social positivo.
Os recursos serão destinados integralmente à concessão de crédito a beneficiários do INSS, com foco em segmentos vulneráveis, como pessoas idosas, mulheres e indivíduos de baixa renda, em conformidade com os Social Bond Principles (SBPs), da International Capital Market Association (ICMA).
“Esta emissão é um marco significativo para o Agibank, pois concretiza nossa estratégia de ampliar fontes internacionais de funding e reforça nossa reputação no mercado financeiro global. O reconhecimento da IFC, que possui critérios rigorosos, confirma nosso compromisso genuíno com a transparência, governança robusta e impacto social mensurável”, afirmou Marcello Dubeux, Diretor de Tesouraria e Relações com Investidores do Agibank.
A parceria com a IFC também prevê suporte técnico especializado para o desenvolvimento contínuo do framework de financiamento social do Agibank, o que permitirá à instituição expandir sua atuação em crédito socialmente orientado e fortalecer seu posicionamento no mercado.
“A IFC tem satisfação em fazer essa parceria com o Agibank para expandir a inclusão financeira para segmentos de baixa renda desatendidos no Brasil”, afirmou Helena De La Torre, gerente regional de instituições financeiras para Brasil e Cone Sul da IFC. “Esse investimento da IFC não apenas fornecerá acesso crítico a soluções financeiras para mulheres e idosos, mas também ajudará a promover práticas financeiras sustentáveis e inovação no setor financeiro brasileiro. O uso de plataformas de banco digital contribui para a integração de populações tradicionalmente desatendidas ao sistema financeiro regulamentado, e promove o crescimento econômico e a equidade social.”
Glauber Correa, CEO do Agibank, complementa: “Contar com o apoio da IFC é uma validação importante do nosso modelo de negócios híbrido e do nosso propósito de lutar por uma experiência bancária que acolhe e encoraja todos os brasileiros. Essa parceria reforça nossa capacidade de gerar impacto positivo real na vida de milhões de pessoas, especialmente aquelas que tradicionalmente têm acesso limitado ao sistema financeiro.”
O Agibank também publicou seu Social Bond Framework, com as diretrizes que embasarão futuras emissões de Títulos Sociais. A elegibilidade do documento foi confirmada pela Sustainalytics, que declarou que “o Social Bond Framework do Agibank é cabível e impactante, e está alinhado com os quatro componentes fundamentais dos Princípios de Títulos Sociais de 2023”, acrescentando que “investimentos nas categorias elegíveis terão impactos sociais positivos.” A Sustainalytics é referência global na avaliação de desempenho ESG de empresas.
Adicionalmente, em abril de 2025, a agência Moody’s Local elevou o rating de crédito corporativo do Agibank para ‘AA-.br’ com perspectiva estável, reconhecendo a solidez da governança, a rentabilidade consistente e o posicionamento diferenciado do banco em um segmento com grande potencial de crescimento.
Os documentos podem ser acessados neste link.