Campinas (SP) – 9 de dezembro de 2022 – A 18ª edição do Banking Transformation, um dos prêmios mais importantes e respeitados do setor financeiro do Brasil, anunciou o Agibank como o grande vencedor da categoria “Autoatendimento” com o case “Automatização da contratação Cartão Benefício Consignado”. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira, dia 6/12, de forma presencial no Iate Clube de Santos, em São Paulo.
Um dos principais objetivos do Agi é atuar na digitalização dos clientes que, em sua maioria, são 50+ de classe C e D, e ainda precisam de ajuda para fazer a transição ao mundo digital. Como muitos têm problemas de mobilidade e não podem comparecer nas mais de 880 lojas espalhadas pelo Brasil, a instituição precisou criar formas para os clientes conseguirem se auto servir pelo aplicativo e por outros meios. Com a liberação do Cartão Benefício Consignado, surgiu a oportunidade de introduzir robôs de vendas via WhatsApp.
Como existia um grande volume de clientes aptos a contratar o produto, era necessário criar uma solução que conseguisse atendê-los. O desafio era encontrar uma maneira de prestar atendimento as pessoas no tempo que cada uma precisava, de forma automatizada, sustentável (paperless) e, acima de tudo, segura. Tudo isso levando em consideração que o cliente não era digitalizado.
O WhatsApp é um aplicativo que o cliente Agi está acostumado a utilizar, e é o canal de comunicação favorito dos brasileiros. Por esse motivo, a instituição escolheu a ferramenta para oferecer uma experiência digital em um ambiente que seu cliente já conhece e está familiarizado. “Enviamos uma comunicação com a oferta de contratação do Cartão Benefício, informando as condições de contrato e ao respondê-la com o aceite das condições, enviamos uma nova mensagem com um link para a formalização digital. Com esse link, o cliente recebia o contrato para fazer a leitura e precisava realizar a biometria digital para reconhecimento facial. Com a API de Biometria Liveness, uma tecnologia capaz de detectar se a identificação está sendo feita com uma pessoa real e viva, fizemos a coleta e análise dos dados biométricos dos clientes para evitar fraudes”, esclarece Matheus Girardi, diretor de Clientes do Agibank.
Girardi ainda explica que a instituição não utilizou empresas terceiras para o desenvolvimento dessa solução. “Nossos times de canais, de tecnologia e fraudes se uniram para criar esse ambiente seguro e definir os parâmetros de compliance. Também tivemos o envolvimento das equipes de crédito e produtos para desenvolver os parâmetros das ofertas e negociações possíveis para a contratação digital, e de CRM e Marketing para a criação das peças, disparo e apuração de dados.”
A oferta da contratação de cartão benefício consignado via WhatsApp gerou 900% a mais de open rate do que métodos tradicionais como mensagem SMS. O Agibank teve dez vezes mais conversão de contratos e a iniciativa aumentou a participação na autocontratação digital do banco em 12%. Além disso, como os consultores não precisavam ser envolvidos durante esse processo, foi possível otimizar o tempo deles com o atendimento de outros clientes que iam até as lojas para contratar outros produtos ou, até mesmo, o próprio Cartão Benefício. “Mesmo com o lançamento apenas em setembro deste ano, conseguimos fazer a distribuição do produto em toda a rede e também via robôs, o que significou um grande diferencial para todo o mercado”, opina o diretor de clientes da instituição.
Time Agibank prestigiando a cerimônia de premiação.
O prêmio Banking Transformation tem como intuito promover, incentivar e valorizar as principais iniciativas transformadoras e os melhores cases do setor financeiro nacional. “Influenciar de forma positiva e melhorar o dia a dia dos nossos clientes é o principal objetivo do Agi. Esse reconhecimento só nos fortalece para seguirmos nessa missão de trazermos ainda mais soluções inovadoras para o sistema financeiro brasileiro e tornar as experiências dos nossos clientes cada vez melhores”, finaliza Matheus Girardi.