Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

Administração com sólida experiência no setor aliado a um alto padrão de governança

Nossa equipe de diretores, possui vasta experiência no setor bancário, tem conhecimentos técnicos e do mercado local, que nos levaram ao crescimento dos últimos anos. Desenvolvemos uma forte cultura empresarial e profissional, com uma equipe de executivos altamente qualificados que combina experiência no mercado financeiro e de tecnologia. Adicionalmente, utilizamos das melhores práticas de governança corporativa, com estruturas dedicadas para as funções de controles internos, auditoria interna, compliance e gestão de riscos. A solicitação da nossa listagem no Nível 1, segmento da B3, bem como a adoção de diversos requisitos mais rígidos de governança, como por exemplo conselheiros independentes, tag along de 100% para os preferencialistas e constituição de comitê de auditoria, representa nosso contínuo compromisso com altos padrões de governança corporativa e o respeito aos nossos acionistas, sendo que seguiremos investindo em mecanismos e procedimentos internos de integridade, ouvidoria e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta. Nossos colaboradores são altamente capacitados e possuem acesso a um amplo programa de educação e treinamento. Temos como objetivo buscar e manter talentos, profissionais experientes, habilidosos, engajados e motivados, possuindo diversos programas que sustentam a atração e retenção de talentos.

Alto potencial de crescimento no segmento em que atuamos

Acreditamos que possuímos alto potencial de crescimento com a expansão da população das classes C e D, com a inclusão bancária de milhões de brasileiros que ainda não possuem qualquer vínculo com instituições financeiras e com o forte crescimento da base de micro e pequenos empreendedores nos últimos anos, os quais compõem primordialmente nosso público-alvo. Possuímos uma estrutura de mais de 450 pontos de atendimento físicos, interligada aos canais digitais para oferecer o melhor atendimento ao cliente através de uma estratégia omnichannel, com tecnologia e automação que nos possibilita amplos ganhos de escala combinados a resultados superiores. Acreditamos que há oportunidades de crescimento ao atendermos o público que hoje é marginalizado pelo sistema bancário tradicional, valendo-se de tendências favoráveis, como do aumento do emprego e da renda disponível, com o consequente aumento do consumo, impulsionado pelo aumento da penetração da internet (crescimento de 72,5% nos últimos 5 anos) e de smartphones (crescimento de 379% nos últimos 5 anos), que têm diminuído a dependência das agências bancárias tradicionais. Ao longo dos anos, acreditamos que conquistamos a credibilidade e confiança dos nossos clientes por ofertarmos soluções financeiras personalizadas, inovadoras, simples e de qualidade, de modo eficiente, o que nos deixa em uma situação privilegiada para capturar o crescimento deste segmento. Adicionalmente, o Banco Central do Brasil, por meio de medidas regulatórias conhecidas como “Agenda BC+”, está incentivando a redução da concentração bancária, que hoje é de aproximadamente 78%, com o objetivo de acelerar o acesso bancário da população, o que impacta positivamente nosso potencial crescimento.

Atuação omnichannel

A atuação omnichannel possibilita ao cliente transitar por uma oferta completa de canais digitais (App, internet banking, call center com o uso de inteligência artificial, totem), totalmente integrados a uma rede de mais de 450 pontos de atendimento físicos em todo o território nacional, possibilitando, dessa forma, uma maior oportunidade de cross-selling de nossos produtos e serviços. Estes pontos de atendimento são focados na aquisição e ativação de clientes, cross-selling e no treinamento dos clientes para a utilização dos canais digitais. Adicionalmente, são fundamentais para o entendimento das necessidades dos nossos clientes possibilitando, inclusive, o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, bem como um maior aproveitamento e evolução da nossa plataforma digital. Este modelo inovador possui um custo relativamente baixo, ao combinar uma arquitetura tecnológica de última geração, totalmente operacional, com um baixo custo total de propriedade a uma rede física, composta por lojas que requerem baixo investimento inicial e custo de operação, em uma abordagem asset light com nível de maturação acelerado.

Combinação de uma plataforma tecnológica proprietária com um modelo de negócios inovador, escalável que nos permite antecipar tendências de mercado

Possuímos uma arquitetura digital inovadora, integrada e escalável, o que nos permite crescer com baixo custo e alta velocidade de integração dos novos produtos e serviços. Atualmente, grande parte dos nossos clientes são clientes digitais. Buscamos sempre o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios e produtos, com a capacidade de antecipar tendências e identificar inovações, o que nos permitiu, ao longo de nossa história, um expressivo crescimento orgânico e alta lucratividade. A Arquitetura Digital Agibank é omnichannel, provendo aos clientes uma experiência única independente do touchpoint utilizado. Além disso, as diferentes camadas são integradas a partir do uso massivo de APIs, o que garante que a arquitetura seja aberta e flexível facilitando a criação de novos componentes ou a integração com parceiros estratégicos. Esta arquitetura moderna e aberta permite uma concentração de investimentos maior em inovação e transformação, criando vantagem competitiva para o banco. Para 2018, 43% dos investimentos de TI, já aprovados pelo Agibank, estão alocados para estas transformações do negócio, destinando apenas 44% para suportar o dia-a-dia (run the business). Segundo o Gartner, empresas tradicionais destinam 66% dos seus investimentos para o run the business. Como exemplo, desenvolvemos uma ferramenta que possibilita transações P2P, utilizamos o modelo criptográfico do blockchain e face-ID como fatores de autenticação para transações, bem como adaptamos nossos meios de pagamentos com a possibilidade de utilização do QR Code, usando como base o número do celular. Outro exemplo de inovação e tecnologia de ponta é nossa central de cobrança, a subsidiária Telecontato Call Center e Telemarketing Ltda., que se utiliza de atendimento robotizado, mediante o emprego de inteligência artificial, proporcionando maior agilidade no atendimento ao cliente e eficiência de custos. Contamos também com a Banklab Empresa de Tecnologia Ltda., subsidiária focada na criação e desenvolvimento de projetos disruptivos com tecnologia de ponta, bem como na melhoria contínua dos nossos produtos e serviços. Adicionalmente, nossa estrutura de desenvolvimento de soluções está organizada em tribos e esquadras, onde times de técnicos e de negócio têm autonomia para propor novas soluções aos clientes. Com essa estrutura, possuímos agilidade, adaptabilidade e criatividade na criação e na implementação de soluções que acreditamos ser um diferencial em relação aos nossos concorrentes.

Expertise em operações de crédito para a classe média baixa

Ao longo de quase duas décadas de atuação servindo nosso Público-Alvo desenvolvemos expertise e domínio de todo o ciclo de crédito, da análise, precificação e concessão passando pela cobrança e gestão, até a recuperação de crédito. A plataforma tecnológica aliada a esta expertise possibilita uma operação segura, rentável, escalável e com adequada gestão de risco neste segmento da população. A utilização de recursos tecnológicos inclui biometria facial como fator de autenticação, motores de análise e concessão de crédito que utilizam birôs, credit scoring, behavior scoring e múltiplas fontes de dados utilizadas no desenvolvimento de modelos proprietários de análise, concessão e precificação de crédito, além da aplicação de inteligência artificial no call center na confirmação de operações e na recuperação de créditos inadimplentes.