Estratégias

Acreditamos que nossa estratégia, historicamente bem-sucedida, pode servir de alicerce para a expansão planejada de nossos negócios e geração de valor para o acionista. Os principais pontos de nossa estratégia estão resumidos abaixo:

Estrategias

Ampliação da base de clientes

A retomada da economia brasileira, em 2017, acarreta um aumento da renda disponível e oportuniza o acesso a produtos e soluções financeiras para uma população às margens do sistema bancário tradicional. Concomitantemente, o número de usuários da internet aumentou 6,8% nos últimos 2 anos, totalizando 119,7 milhões em 2017, da mesma forma a penetração de smartphones na economia brasileira cresceu 36,8% nos últimos 5 anos, chegando a 67,0% em 2017. Este cenário somado ao nosso portfólio de produtos e serviços nos posiciona favoravelmente para participarmos dessa onda de crescimento e conquistarmos novos clientes que ingressarão no mercado financeiro digital. Nosso público-alvo é carente de serviços e produtos bancários, visto que não são o foco de instituições financeiras de grande porte, as quais concentram a maior parte do mercado bancário. Ou seja, nosso crescimento não está vinculado à subtração de clientes de outras instituições. Buscamos o crescimento da nossa base de clientes mediante a expansão de nossos pontos de atendimento físicos espalhados pelo país, que desempenham um papel fundamental na captação e apoio na migração do cliente para o mundo digital. Atualmente, possuímos mais de 450 pontos de atendimento físicos, presentes em todas as cidades acima de 500 mil habitantes do Brasil, sendo nosso objetivo marcar presença em todas as cidades acima de 100 mil habitantes. Adicionalmente, pretendemos nos habilitar como pagador do INSS, o que pode aumentar significativamente a nossa base de clientes (potencial de 23 milhões de aposentados e 10 milhões de trabalhadores temporários). O crescimento do número de clientes, aliado a uma estrutura asset light, possibilita a manutenção do expressivo crescimento orgânico observado e a captura de ganhos de eficiência ampliando a competitividade. O Conselho Monetário Nacional (CMN), em janeiro de 2018, autorizou microempreendedores individuais (MEIs), os quais compõem nosso Público-Alvo, a abrir e encerrar contas de depósito por meio eletrônico, da mesma forma em que é permitido para pessoas físicas, reduzindo a burocracia e favorecendo nossa estratégia. O mercado de pequenas e microempresas representa, assim, importante via de crescimento para nós, dada sua relevância com cerca de 12,9 milhões de empresas registradas (representa 63% das empresas registradas do país) e carência de soluções adequadas às suas necessidades: mostram-se desamparados pelo sistema bancário tradicional devido aos elevados custos – 91% dos microempreendedores individuais (MEIs) nunca tiveram crédito desde que se tornaram pessoa jurídica, assim como 49% de todas Pequenas e Médias Empresas (PMEs), segundo o Sebrae. As categorias de PMEs e MEIs, em grande parte desbancarizadas, buscam por produtos e serviços financeiros em instituições alternativas, mostrando-se uma oportunidade para a nossa atuação.

Aumentar a rentabilidade com nossos clientes, diversificando o mix de receitas

Temos potencial para aumentar nossa rentabilidade com a nossa base atual de clientes, por meio da amplificação da oferta, de maneira ágil, de outros produtos e serviços financeiros, ainda não consumidos por estes. A partir do momento em que captamos o cliente em nossos pontos de atendimentos físicos, influenciados por campanhas de marketing ou recomendações interpessoais, demonstramos a gama de serviços e produtos disponíveis na plataforma digital. O objetivo é que o cliente, já engajado em algum produto ou serviço (como conta digital, por exemplo), experimente a facilidade e conveniência de contratação e utilização de outros serviços e produtos, que complementam as linhas de receita. Focamos em expandir o cross-selling, por meio de utilização da inteligência artificial, a qual permite entender o perfil de cada cliente, personalizando a oferta de produtos para suas necessidades específicas no momento ideal para aquisição. Buscamos também expandir a oferta de produtos digitais que facilitam o dia a dia das pessoas, integrando, principalmente, nosso Público-Alvo que não é atendido satisfatoriamente pelas instituições financeiras tradicionais. Nessa linha, o contínuo crescimento do uso de smartphones e tecnologia pela população, combinado à baixa penetração de serviços financeiros no país, possibilita a disseminação dos serviços digitais, que tornam as operações mais simples, ágeis e rápidas, favorecendo a utilização de nossas soluções. Nossas inovações buscam conquistar nosso Público-Alvo e garantir uma experiência completa aos nossos clientes, diversificando nosso mix de receitas. Adicionalmente, a nova regulamentação do CMN permitirá, a partir de 1º de julho de 2018, a portabilidade da conta-salário, sem qualquer tarifa, para contas de pagamentos, o que facilita o processo de inclusão de novos clientes na plataforma do Agibank. Além disso, de acordo com o novo procedimento, o trabalhador poderá fazer o pedido diretamente à instituição que mantém a nova conta de destino.

Contínuo desenvolvimento de tecnologias disruptivas

Nosso modelo digital nos oferece as qualidades de uma fintech, visto que, nossa plataforma integrada permite a rápida adaptação de sistemas e soluções e nossa organização em tribos e esquadras favorece a inovação de produtos e serviços e a implementação de operações, diferente de um banco tradicional, com características padronizadas e rígidas. No entanto, nossa estrutura de negócios robusta nos proporciona os benefícios de um banco tradicional de varejo com baixo custo de captação, alta capilaridade de pontos de atendimento físicos, administração experiente, sem despesas de agências bancárias (asset light). Dessa forma, manteremos o foco em desenvolver novos produtos e novas tecnologias para facilitar e atender satisfatoriamente nossos clientes, buscando aprimorar a experiência em nossa plataforma. Nossa expertise no setor bancário brasileiro nos garante vantagens para fornecer produtos e serviços de alta qualidade em um mercado altamente regulamentado, enquanto que a nossa essência fintech proporciona um modelo de negócios ágil, escalável e digital, focado no cliente. Pautamo-nos pela inovação nos projetos que desenvolvemos, buscando sempre a introdução de novos conceitos nos mercados em que atuamos, com uma visão empreendedora e inovadora. Com foco em tecnologia, acreditamos no potencial de crescimento, mediante o uso dos nossos serviços digitais e acesso crescente aos serviços bancários pelo nosso Público-Alvo.