Visão geral

A Governança Corporativa do Agibank é o processo de administração da eficácia, eficiência e da efetividade organizacional, adotado pelos representantes dos stakeholders, além da habilidade de administrar riscos que configurem ameaças ou possam, potencialmente, ameaçar o crescimento, desenvolvimento e continuidade da organização.

Neste contexto, a Governança Corporativa tem por objetivo dar forma regular à arquitetura organizacional e estabelece, de maneira estruturada, hierarquias, responsabilidades e processos, de modo a garantir que a organização seja administrada visando o interesse dos seus stakeholders.

 

Mapa Societário Agibank

Estrutura de Governança Corporativa

 

 

Comitê de Remuneração

O Comitê de Remuneração, constituído em 26 de julho de 2018, dentre outras funções, (i) elabora a política de remuneração dos administradores, propondo ao Conselho de Administração as diversas formas de remuneração fixa e variável, além de benefícios e programas especiais de recrutamento e desligamento; (ii) supervisiona a implementação e operacionalização da política de remuneração; (iii) revisa anualmente a política de remuneração, recomendando ao Conselho de Administração a sua correção ou aprimoramento; (iv) propõe ao Conselho de Administração o montante da remuneração global dos administradores a ser submetido à Assembleia Geral, na forma do artigo 152 da Lei das Sociedades por Ações; (v) avalia cenários futuros, internos e externos, e seus possíveis impactos sobre a política de remuneração dos administradores; (vi) analisa a política de remuneração dos administradores em relação às práticas de mercado, com vistas a identificar discrepâncias significativas em relação a empresas congêneres, propondo os ajustes necessários; e (vii) zela para que a política de remuneração dos administradores esteja permanentemente compatível com a política de gestão integrada de riscos, com as metas e a situação financeira atual e esperada do Agibank, e com o disposto na regulamentação aplicável.

Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

 

Comitês Executivos

Os Comitês Institucionais do Agibank têm por finalidade avaliar, discutir e apresentar sugestões de melhoria dos procedimentos adotados para efeito de desenvolvimento das atividades de administração. Também têm por objetivo apreciar, por determinação ou delegação da Diretoria Executiva e/ou Presidência Executiva, assuntos de qualquer natureza relacionados à administração do Banco. Os Comitês do Agibank são instituídos pelo Regimento dos Comitês do Agibank e gerenciados pela área de Governança Corporativa.

Comitês

Comitê Comercial

Avalia o desempenho de todos os níveis da venda Interna e Externa, em relação à venda dos produtos foco, bem como estabelecer, acompanhar e revisar diretrizes e deliberar a respeito das ações Comerciais para o próximo mês, no que se refere a Venda Interna e Venda Externa.  Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

Comitê de Crédito

Estabelece diretrizes e deliberar Políticas de Crédito, Cobranças, Arrecadação e Recuperação de Crédito da instituição e as Normas de Alçadas, bem como analisar, emitir parecer e deliberar as operações de crédito dentro dos limites de sua alçada decisória.  Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

Comitê de Gestão de Pessoas

Recomenda à Diretoria estratégias de recursos humanos alinhadas com a missão, a visão e os valores do negócio, compatibilizadas com as práticas de mercado, possibilitando aos acionistas a decisão e supervisão das práticas e estratégias de recursos humanos que garantam o desenvolvimento organizacional, através de sistemas de gestão, políticas de remuneração, processos de sucessão e gerenciamento de talentos.  Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

Comitê de Produtos

Delibera a respeito de ações de produtos e políticas em caráter de excepcionalidade, em condições diferentes daquelas indicadas em suas respectivas instruções normativas.  Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

Comitê de Riscos

Assegura e subsidia à diretoria que as melhores práticas em relação à riscos estão sendo seguidas, bem como subsidia as decisões de maneira colegiada e discute métricas e abordagens para o gerenciamento de risco do Agibank e coligadas. Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

Comitê de Tecnologia da Informação

Estabelece políticas e diretrizes para a utilização dos sistemas que compõem a plataforma do Agibank e promover o alinhamento da área de negócio com a área de tecnologia da Informação – TI, definindo a estratégia de TI, aprovando e priorizando os projetos estratégicos da empresa que envolvem TI, definindo e aprovando os recursos financeiros para tais projetos.  Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

Comitê de Tesouraria

Assessora a Diretoria e Acionistas nas decisões relacionadas a gestão das origens e aplicações de recursos observada a rentabilidade e segurança da Instituição, bem como os limites de risco de exposição de liquidez e mercado.  Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno do Comitê.

 

Ética, Conduta e Integridade

O Agibank acredita que a ética corporativa está relacionada com os valores, comportamentos e condutas de todos. Por esse motivo, promove uma cultura baseada nos valores descritos abaixo, em que as pessoas estão sempre em primeiro lugar, sejam colaboradores, fornecedores, clientes ou membros da sociedade em geral.

Cliente: O cliente é importante de verdade!
Promover a inclusão financeira é fazer um mundo melhor.

Resultado: Somos incansáveis na superação de resultados.
Bacana mesmo é vencer juntos.

Ética: Ética é ética!

Pessoas: Somos fanáticos em atrair e reconhecer talentos.
Paixão pelas pessoas é o que nos move.
Trabalhamos com colaboração e fluidez.

Tecnologia e inovação: Tecnologia e inovação estão em nosso DNA.

 

Conheça o Código de Ética e Conduta do Agibank, cuja finalidade é explicitar nosso compromisso com uma orientação ética e uma gestão sustentável do negócio. Todas as nossas ações devem ter como resultado o equilíbrio, indissociável e integrado, entre as dimensões sociais e econômicas, junto a todos os públicos com que nos relacionamos.

 

Canal de Denúncia

O Canal de Denúncia do Agibank reforça o compromisso da empresa com a transparência em seus negócios e em suas relações com o mercado. Trata-se de um canal de comunicação direto, desenvolvido para receber denúncias sobre irregularidades de qualquer espécie ou, ainda, questões que possam impactar negativamente o Agibank, as demais empresas do grupo, seus colaboradores ou seu público externo.